Como usar o estilo Japandi no seu design de interiores?
O Japandi é caracterizado por espaços claros, simplistas e complementado por temas naturais, materiais rústicos e leves, além de uma paleta de cores clara, contrastante e linhas limpas.
Menos é mais
Minimalismo e Japandi não são a mesma coisa, mas, tal como no minimalismo, estilo muito popular nos países escandinavos e no Japão, o Japandi concentra-se em linhas limpas, paletas de cores simples e sustentabilidade. As casas no estilo Japandi são organizadas, dão preferência a materiais ecológicos, enfatizam a praticidade e têm uma paleta de cores (principalmente) neutra. Ao decorar uma casa Japandi, priorize a qualidade sentimental em relação à quantidade de objetos.
Foco na decoração da casa Japonesa
Móveis de bambu, madeira escura, espaços abertos e iluminação natural são os pilares do design de interiores japonês, que também aparecem com frequência no estilo Japandi. Portas de correr, móveis baixos e peças inspiradas na natureza, juntamente com tons de terra claros, pretos e vermelhos profundos também são temas comuns.
Homenagem ao design de interiores escandinavo
Provavelmente já ouviu falar do Hygge- um conceito dinamarquês e norueguês que foca muito no minimalismo rústico e no “aconchego”. Além do uso de móveis texturizados, toques rústicos e madeira natural, as casas escandinavas também evitam a desordem e complementam a decoração com plantas pela casa. Aqui, os padrões e cores brilhantes são reduzidos ao mínimo. Quando presentes, os padrões de tecido devem ir buscar inspiração à natureza.
Decorar com o estilo Japandi
Agora que já entendemos as origens, vamos pôr as mãos na massa, ou na casa, por assim dizer.
Temos mais algumas dicas e truques que vai gostar de saber, antes de fazer uma recriação Japandi em sua casa.
Use contraste de cor
Brancos, tons de terra e cinzas modernos são ótimas cores - base para uma casa Japandi. Dito isto, o estilo Japandi permite um pouco mais de contraste do que a maioria dos estilos de decoração minimalista - especialmente quando se trata de acessórios, papeis de parede e artigos como tapetes, almofadas e cobertores. Aqui, a ideia é realçar o contraste de um espaço, misturando madeiras claras com salpicos de preto, vermelho e outras cores escuras para um efeito visual impressionante.
Evite o caos
Coisas e coisinhas que andam lá por casa só porque sim e não têm função aparente, não têm lugar no estilo Japandi. Um bom primeiro passo é organizar seu espaço e limitar os itens que não são funcionais, sentimentais ou importantes para a estética geral do espaço. Uma regra fácil para manter uma casa livre de “tralhas” é a “Regra de Um Toque”. Por outras palavras, a ideia é abrir a sua correspondência assim que a receber, em vez de empilhar tudo sobre uma mesa; dobrar as roupas assim que elas saírem da máquina; lavar os pratos assim que terminar suas refeições e por aí fora.
Adote linhas limpas
Incorporar padrões simples na decoração da casa, manter as superfícies livres de desordem e usar móveis não ornamentados podem ajudar a alcançar esse visual. Limitar a ocupação dos armários, ter tampos de mesa de vidro e escolher peças geométricas também são boas maneiras de criar linhas limpas ao redecorar a casa.
Foque-se em materiais naturais
Madeira, bambu,etc. A Madeira com coloração mais escura funciona bem para criar contraste numa paleta de cores base Japandi clara, enquanto madeiras com acabamento natural podem ser usadas em quase qualquer lugar neste esquema de decoração. Para abraçar totalmente o estilo Japandi, seja ecológico com tudo, desde o seu piso até os móveis em todo o seu espaço.
Misture e combine móveis
Peças como mesas baixas japonesas (de seu nome chabudai), cadeiras escandinavas tecidas, cadeiras de tatame, sofás de encosto reto e móveis modernos podem ser misturados para obter o visual coeso e híbrido pelo qual a tendência Japandi é conhecida. A beleza dos móveis Japandi está nas sensações que eles criam - conforto, função e elegância são valorizados, ao invés da estética complexa e ornamentada. Certifique-se de não encher demais e desorganizar as salas com móveis. Alcançar a aparência Japandi geralmente tem mais a ver com o que deita fora do que o que coloca dentro de casa.
Adicione plantas
Trazer o ar livre para dentro, criando uma sensação de natureza e vida. Certifique-se de adicionar vasos de plantas como parte da decoração da sua casa Japandi. Ter plantas em casa não serve apenas como uma escolha de design atemporal, mas também melhora a qualidade do ar, entre outros benefícios. Monsteras, iúcas, palmeiras, suculentas e bonsais são ótimas opções para uma casa no estilo Japandi.
Agora que já tem várias dicas sobre como adotar este estilo, pode começar a pensar quais os tecidos a utilizar. A nossa sugestão é que aproveite os tecidos em linho de tons nude, pois dão à casa um ar descontraído e moderno, sem deixar de ser elegante.
Consulte toda a gama de tecidos de linho que temos disponível para si, aqui: https://bit.ly/2SxI8Bt
E aconselhe-se connosco, caso pretenda fazer peças à medida. O nosso atelier tem um serviço de excelência e com a expertise necessária para qualquer desafio. Contacte-nos e deixe-nos ajudar a tornar a sua casa num sítio ainda mais agradável.