O sofá é a peça-chave na decoração de uma sala e é por isso que merece a nossa maior atenção.
É no nosso sofá que descansamos, relaxamos, recebemos visitas e, por vezes, até comemos. É normal que, com o passar dos anos, o estofo, exposto a muitas agressões, comece a ficar desgastado. Se a estrutura se mantiver boa, e a substituição da sua “capa” for uma solução, coloque mãos à obra e dê ao seu sofá uma nova vida, seguindo as seguintes dicas:
Antes de estofar o sofá, tire muitas fotografias - Tirar fotografias ao sofá completo, de diferentes ângulos, e também a alguns pormenores que considere mais difíceis.
Retirar o estofo antigo - Não pode estofar o novo tecido em cima do tecido existente. Neste passo, é importante virar o sofá ao contrário e ir retirando as peças, uma a uma. É também importante verificar o estado do enchimento.
Escolher um novo tecido para o sofá - O tecido para forrar é um elemento muito importante. Seja com riscas, um padrão floral, ou liso, entre muitos outros. Na nossa loja online vai encontrar Veludo para Esfofos para todos os gostos.
A partir do tecido antigo, criar o estofo novo - Com o novo tecido já escolhido, é preciso cortar o novo tecido à medida do tecido antigo. Aqui, as fotografias serão bastante úteis. Pode estender o material antigo sobre uma superfície plana e colocar o novo sobre o primeiro.Com uma máquina de costura, é importante unir todas as margens do tecido e fazer com que corresponda a cada parte do sofá.
Prender o tecido ao sofá e montar tudo - Nesta fase deve usar um grampeador para prender o tecido ao sofá, especialmente na parte interior. Com esta tarefa concluída, basta voltar a montar o sofá pela mesma ordem que desmontou.